AVISO À POPULAÇÂO:
Habita entre nós 1 vampiro capaz das maiores barbáries; alimenta-se da inocência e desgraça alheia, sugando toda vida à sua volta. É um sugador não de sangue, mas de cérebros, deixando-os completamente ocos e vazios, à mercê das suas garras. Tão depressa eleva 1 individuo à categoria de herói nacional, fazendo dele 1 estrela, como logo a seguir pinta-o como se um monstro se tratasse. Manipula a consciência colectiva a seu belo prazer, capaz de enredar as mais incriveis histórias. O seu nome: Comunicação Social.
Se calhar, em vez de se estar a especular se os Mc Cann são culpados ou não (até porque a miuda provavelmente nunca irá ser encontrada, e a dúvida irá sempre pairar no ar), seria importante discutir o papel dos media em todo este teatro.
Será que queremos 1 comunicação social capaz de manipular a opinião pública conforme as suas conveniências? Será que queremos 1 comunicação social que persegue noticias a qualquer custo? Que perante a possibilidade de vender mais jornais, ou ter mais sondagens, é capaz de tudo para o conseguir? Que não transmite noticias isentas, mas apenas a opinião pessoal do jornalista? E será que os politicos, perante esta fábrica de manipulação do povo, não cairão na tentação de usar este poder, para poderem manipular o que os cidadãos deverão ou não pensar sobre determinado assunto?
Como aliás, já cederam a essa tentação. Chamem-lhe teoria da conspiração, mas acho muita coincidência´terem aparecido alguns vídeos com o Bin Laden nesta semana. Tudo bem que até é o aniversário do 9Set, sendo o momento ideal para proferir ameaças, mas será que não devemos pôr a questão "E se fôr tudo algo muito bem montado"? E se BL já tiver sido morto, mas convir manter a fantochada? Afinal de contas, não convém fazer do homem 1 mártir perante os fundamentalistas, e fazer pode-se continuar a jogar com a sua imagem. Até porque a opinião pública começa já a exigir a retirada do Iraque, e convém manter o povo manipulado. Teoria da conspiração? Talvez... mas, e se...?
Só Hercule Poirot para resolver o caso da menina, é o que parece!
ResponderEliminarOis Mac:)
ResponderEliminarParece-me desproporcionada a tua critica à CS, exagerada mesmo. Se falasses em alguma CS ok concordaria. Depois, só se deixa ir nela quem quer, só perde tempo nela quem quer, só se influencia e corrompe quem quer.
ÈS la democracia, no!!!
Pronto, o PA ( homem das abreviaturas) tirou-me as palavras da boca, ou neste caso das teclas:).
ResponderEliminarAinda acredito que quem realmente tem interesse em resguardar-se consegue fazê-lo duma forma airosa!
Enfim...teorias à parte que tenhas um resto de boa semana!
Por muita que tentemos evitar a comunicação social entra-nos pela porta dentro. e se há pessoas ke conseguem distinguir as coisas , há outras que sao influenciaveis ao ponto de acharem ( ainda) que se vem no jornal é pq é verdade.
ResponderEliminargostei do teu artigo pq escreveste o ke eu ja penso ha mt tempo.
cm vivemos em sociedade levamos smp com a sociedade em cima.
beijinhos
Teoria da conspiração ou não, a verdade é que algo vai mal...com a comunicação social, com quase tudo em geral.
ResponderEliminarMas eu, ainda agora cheguei de férias...estou ainda "desligado".
Beijinhos
Acho algo exagerado... A nossa CS, pelo menos na generalidade, n tem estado mal...
ResponderEliminar