Segundo o jornal Sol de hoje, de acordo com o novo Estatuto dos Açores, «a bandeira da Região é hasteada nas instalações dependentes dos órgãos de soberania e nos órgãos de governo próprio na Região ou de entidades por eles tuteladas, bem como nas autarquias locais», o que tem originado controvérsia entre os militares, uma vez que Portugal é um estado unitário, sendo as Forças Armadas representantes dessa unidade e da soberania nacional.
Entretando na Madeira, e também segundo o Sol, irá hoje a debate no parlamento madeirense um projecto de resolução do PSD-Madeira que visa denunciar ao Ministério Público os órgãos da República no Arquipélago que não hasteiam a bandeira da Região nos respectivos edifícios. O diploma denuncia a «situação de desobediência qualificada em que incorrem os órgãos da República que não cumprem o dever legal de hastear a bandeira da Região Autónoma da Madeira e mandata a Mesa da Assembleia Legislativa para desencadear o correspondente processo junto do Ministério Público».
Desde há muitos anos a esta parte, tanto nos Açores como na Madeira, de tempos a tempos elevam-se as vozes a pedir uma diferenciação face às regras do Continente ou mesmo a independência.
Bem que podiam fazer-lhes a vontade. Afinal os arquipélagos não são mais do que um sorvedouro de dinheiro...Aposto que no dia em que lhes fizessem a vontade, os ilhéus apressar-se-iam a voltar com estes tiques independentistas atrás...É que a maminha do continente sabe muito bem.
Como politicamente incorrecta que sou (e com orgulho), concordo plenamente contigo!
ResponderEliminarOnde é que eu assino? Onde é?
ResponderEliminarmais uma da extensa lista a que eles já nos habituaram. e dizem eles que não é com o nosso dinheiro que fazem as coisas!
ResponderEliminarDe uma vez por todas, tirem-lhes o tapete....da mama!
ResponderEliminarIndependência já!!!