Querem-nos mesmo pôr a todos de olhos em bico. É ver por aí os outdoors da Swatch, a incentivar a comemoração do Ano do Porco.
Os chinas andam mesmo a invadir tudo....
Mas o que é isso do Ano do Porco?
Segundo uma antiga lenda chinesa, Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um dos presentes. Apenas 12 animais compareceram e ganharam um ano de acordo com a ordem de chegada: o Rato; O Boi ou Búfalo; o Togre; O Coelho; o Dragão; a Cobra ou Serpente; o Cavalo; a Cabra ; o Galo; o Macaco; o Cão; o Porco. O Cavalo de Fogo rege a cada 60 anos. Segundo o horóscopo chinês, em 18 de Fevereiro de 2007 tem início o ano do Porco.
E pelos vistos há o favorecimento dos valores ligados à família e ao lar, a expansão, o prazer, o movimento e a generosidade. Será um período de mudanças no poder e favorecimento a grande ajuda aos necessitados.
À parte a chinesomania, 2007 vai ser um ano fértil em eventos para comemorar; vai-se assinalar os 200 anos da 1ª invasão francesa, de Junot, os 100 anos da criação dos escuteiros, os 50 do Tratado de Roma que criou a CEE e do aparecimento da televisão em Portugal, ou ainda os 50 anos do Sputnik e da criação da pina colada.
Assinala-se ainda os 500 anos da colonização portuguesa em Moçambique, os 250 anos dos motins dos vinhateiros do Alto Douro contra Pombal ou os 700 anos da 1ª sexta-feira 13, quando a 13 de Outubro de 1307 foram presos e depois extintos os Templários; os 300 anos da união entre Escócia e Inglaterra, os 60 da independência da India.